29 de out. de 2011

"quando e como" nasceu o Bolinho de Bacalhau...


...depois que a batata chegou em Portugal, 
em 1760

A batata chegou na Europa (e em Portugal, em 1760 e logo começaram a surgir diferentes utilizações para este novo tubérculo que então descobria e chegava num novo continente. Desse momento até á invenção uma boa iguaria culinária não decorreu muito tempo não...

O “bolinho de bacalhau”, também designado de pastel de pacalhau, encontra-se claramente referenciado pela primeira vez, em 1841, na obra “A Arte do Cozinheiro e do Copeiro” de António Lobo Barbosa Teixeira Ferreira Girão, Visconde de Vilarinho de São Romão. 

No entanto, é sabido que mesmo nessa época o seu uso na gastronomia portuguesa estava já há quase um século disseminado de norte a sul do país, predominando, no entanto, na região de Lisboa.

Terão então feito parte dos seus ingredientes o pão e o queijo ralado e a sua fritura era feita exclusivamente em azeite, tendo a sua receita sido afinada/melhorada até obter, finalmente, um consenso geral, mas isso apenas no início do sec. XX, com o Tratado Culinário de Bento da Maia (1904). 

Feito de partes iguais de bacalhau e batata, ovo, cebola, salsa picada, sal e pimenta q.b., usam-se duas colheres para moldar o formato e o tamanho.  Depois, a sua fritura é realizada  em óleo, como hoje é consensual, e deverá sentir-se na boca ainda um pouco húmido e,  se possivel, estaladiço (isso quando degustado imediatamente após a fritura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário