26 de dez. de 2011

COMEU DEMAIS NO NATAL ?


Não tem jeito. Junto com os presentes do Natal vieram as calorias a mais na ceia?

Segundo Nelly Yoneyama Fortunato, nutricionista do Hospital São Luiz (SP), um agravante é que muito dos pratos típicos desta época do ano não são os mais indicados para o clima brasileiro (só que nós adoramos todos eles...)
Mas, como é tradição, a dica é evitar exageros. No entanto, se não foi possível, não se desespere e siga algumas dicas para um cardápio mais leve para o dia de hoje e até nos próximos dias.

Aproveite
Evite continuar nos refrigerantes e bebidas alcoólicas. Aproveite as frutas e faça um suco como o de melancia puro para as crianças e com canela para os adultos. Outra opção é um suco de abacaxi com hortelã.
Para deixar a bebida mais divertida, enfeite o copo com uma cereja, morango ou carambolas cortadas no formato de estrela. As crianças vão adorar. Não deixe ainda de colocá-las para preparar as bebidas junto com você.

E não desperdice: mesmo que entre numa dieta mais leve não jogue as sobras fora. Elas podem ser congeladas ou divididas com amigos e família.

Lembre-se também do exercício. Uma caminhada com as crianças na praia, no campo ou no parque já vai ajudar a manter a forma.
  
PARA OS PAIS

Café da manhã
Inicie a refeição com as frutas naturais que certamente sobraram da ceia, como uva, melão, pêssego, nectarina. Recupere a hidratação com muita água, chá e água de côco. Uma dica saborosa é o chá de erva cidreira com limão batidos no liquidificador.
Almoço
Salada fria composta de folhas, chester ou peito de peru picado, palmito, cenoura baby, batata bolinha, ervilha fresca. Além de ser ricas em fibras, vitaminas e minerais, limpa o organismo e auxilia na compensação das calorias extras recém-consumidas. Tempere a salada com uma colher de sobremesa de azeite de oliva para auxiliar no funcionamento intestinal.
Jantar
Coma uma porção de arroz integral com filé de peixe ou se preferir uma sopa de creme de legumes ou canja.
 PARA OS FILHOS

Café da manhã
Iogurte de frutas com cereal, suco de laranja natural e pão de forma com requeijão
Almoço
Peixe grelhado, purê de cenoura, arroz e brócolis refogado
Jantar
Macarrão com brócolis e filé de frango grelhado

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI20043-15149,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário