24 de out. de 2011

Hum....! Bacalhau à Brás (...ou Braz)

O Bacalhau à Brás (ou também Bacalhau à Braz) é um prato típico português de bacalhau. Sendo um dos pratos mais populares confeccionados com este peixe, consiste em bacalhau desfiado, batata palha frita e ovo mexido. É muito consumido em Portugal e também em Macau e outras ex-colónias de Portugal, mas no Brasil essa receita é pouco conhecida


A receita terá sido criada em Lisboa, por um taberneiro do Bairro Alto,  um dos bairros mais típicos e tradicionais da boemia local.  O dono de boteco (ou taberneiro) se chamava Brás (ou Braz, como era uso grafar nessa época) e manda a tradição que foi ele o autor ou, pelo menos, o divulgador, do bacalhau que acabou levando o seu nome.
A  popularidade deste prato levou-o até a atravessar a fronteira com a Espanha, sendo por vezes possível encontrá-lo também em ementas espanholas sob designações como "revuelto de bacalao a la portuguesa".
Até há  poucos anos, quinze ou vinte no máximo, o Bacalhau à Brás era um prato maior da cozinha da Estremadura (região próxima a Lisboa)  figurava nos cardápios dos melhores restaurantes da capital, ombreando com os maiores exemplos da grande cozinha. Era normal que fosse servido em banquetes de recepção a reis e presidentes estrangeiros quando nos visitavam. Era uma experiência que não se esquecia!
Ingredientes
 - 1 kg Bacalhau Tipo Porto
 - 4 colheres (sopa) de azeite
 - 2 dentes de alho, 2 cebolas grandes
- 1 kg de batatas palha
 - 10 ovos, sal e pimenta a gosto
- salsa e azeitona
- azeite português
Modo de Preparar
Escalde o Bacalhau em água a ferver por 5 minutos, escorra e separe em pequenas postas. Descasque as batatas e corte igualmente em pequeninas palhas. Parta os ovos dentro de um recipiente e bata bem. Pique a cebola e o dente de alho, e leve-os ao fogo para refogar. Logo que comecem a dourar junte o bacalhau. Mexer sempre, sobre o fogo, durante 2 min. Junte depois as batatas palha, mexa muito bem durante 1 min. e, por fim, junte os ovos batidos. Mexa com cuidado até os ovos estarem mais ou menos passados, a gosto. Deite então em travessa ou pirex e sirva quente, polvilhado com salsa picada e azeitonas. Decore com raminhos de salsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário