22 de out. de 2011

"histórias" de RISOTO

A origem da receita original do Risoto a la Milanese




Açafrão
A receita original deste risoto surgiu em 1574. na época da construção da Catedral Duomo di Milano que se prolongou por quase 200 anos, atraindo inúmeros
carpinteiros, arquitetos e pintores que viajaram de toda a Europa para o norte da Itália.

Em uma pequena fazenda e atellier ali perto se havia estabelecido uma comunidade Belga na qual Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, estava encarregado de construir muitas das janelas para a Catedral e,  para isso, chamou muitos estudantes que o ajudaram durante anos.

Um deles, em particular, se destacava dos outros pela sua habilidade em misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto e seu mestre sabia da paixão de seu mais próspero aluno pelo açafrão, embora fingisse que não nada sabia e se limitando a dizer a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto.

Após anos  de provocações por parte do mestre, o aluno decide aplicar à letra o seu conselho ou desafio: a filha de Valerio iria se casar e o aluno subornou o cozinheiro para que este colocasse no risoto um pouco de açafrão.

Imagine-se então  a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um deles teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o risotto alla milanese.

Um comentário:

  1. HUMM QUE DELICIA !!!" AGORA TEMOS COMO SABOREAR O VERO RISOTO ITALIANO QUE BOM QUE TEMOS AGORA AQUI NA NOSSA CIDADE.... IMPERDIVÉL..
    ELIANA

    ResponderExcluir